• Home
  • /
  • Sobre mim
  • /
  • Contato
  • /
  • Blogs Parceiros
  • /
  • Escritores Parceiros
  • [Receita] #Cinnamon Roll


    Olá pessoal, tudo bem com vocês ? Eu tenho diminuindo um pouco a frequência das postagens porque minha bebê vai fazer um mês e ainda estamos nos adaptando e criando a nossa nova rotina.
    Tenho dado preferência na maioria do tempo, para o Kindle, porque consigo ler enquanto dou mama, enquanto estou com ela no colo e até mesmo na cama. Pois, como é leve e pequeno, além de não exigir que fique seguradora acabou se adaptando melhor a minha rotina.

    Além disso, tenho tentado assistir minhas séries também, neste período assisti Outlander e estou terminando Glee, só agora consegui voltar a ver, eu segui a série religiosamente, mas depois da morte do Cory, ficou sem sentindo...

    No entanto, hoje eu resolvi trazer uma receita que fizemos ontem aqui em casa. Este é um dos meus doces favoritos, quando viajo para os Estados Unidos, como quase todos os dias. E quando tinha aqui em SP a loja da Cinnabon, eu comprava em caixas...pois é.

    Procurei por algum tempo uma receita que ficasse semelhante, mas tudo o que eu via não me convencia, até que achei essa da Ana Maria Braga. E é ela que quero compartilhar... A foto é do que fizemos aqui em casa.


    Ingredientes para massa : 

    1 envelope de fermento biológico seco
    1 xícara de chá de leite morno (240mls)
    75 gramas de manteiga sem sal (1/4 xícara + duas colheres de sopa)
    100 gramas de açúcar (1 xícara de chá)
    2 ovos levemente batidos
    1 colher de chá de sal
    600 gramas de farinha de trigo (4 xícaras) ou quanto baste (aqui usamos quase um quilo)

    Preparo da Massa :

    Em uma tigela coloque o fermento, em seguida esquente o leite (não deixe ferver) e dissolva todo o fermento já dentro da tigela (use uma tigela larga e alta), em seguida coloque a manteiga e misture bem (com a temperatura do leite, ela praticamente irá derreter), coloque o açúcar e misture mais uma vez.

    Acrescente o açúcar, o sal e os ovos e novamente misture (não use batedeira), vá acrescentando a farinha aos poucos e mexendo com as mãos, o ponto da massa é quando ela deixar de grudar em suas mãos, enquanto isso, vá colocando farinha.

    Terminado este processo cubra a tigela com plástico filme e deixe descansar por uma hora.

    Ao terminar a pausa, abra a massa com um rolo em uma superfície enfarinhada, 55cm x 40cm aproximadamente.

    Recheio :

    75 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente
    3 colheres de sopa de canela em pó
    200 gramas de açúcar mascavo

    Preparo do Recheio :

    Na massa já aberta, pincele a manteiga por toda a extensão da massa. Em uma tigela misture a canela e o açúcar mascavo. Jogue a mistura por toda a massa e enrole como um rocambole.

    Depois de enrolado, unte uma assadeira de sua preferencia com margarina ou manteiga, corte o rolo (a receita dizia para cortar com uma linha para não amassar, aqui tentamos e não deu certo, cortamos com faca mesmo e não amassou) cada roll deverá ficar com aproximadamente 3cm.
    Os coloque na assadeira, deixando um pequeno espaço entre eles.
    Cubra com um pano de prato (para evitar que tome vento) e aguarde até que dobrem de tamanho (de altura), aqui levou 40 minutos aproximadamente.

    Pré aqueça o seu forno a 180 graus. Leve ao forno por 30 minutos aproximadamente (aqui levou 40).

    Cobertura :

    100 gramas de manteiga sem sal
    1 xícara de chá bem cheia de açúcar de confeiteiro
    50 gramas de cream cheese
    Essência de Baunilha a gosto (eu usei duas tampinhas e foi ideal)

    Na batedeira, bata até fazer um creme fofo. Eu fiz faltando 5 minutos para os rolls ficarem prontos.

    Jogue o creme por cima dos rolls ainda quente e sirva em seguida (aqui eu deixei o creme em uma tigela separada, ao servir em cada roll, uma colher de sopa é suficiente. No entanto, para cobrir todos, aqui precisaríamos do dobro de receita.)

    Considerações finais :


    Aqui rendeu 12 rolls e como somos em 3, não comemos tudo ao tirar do forno. O bom que se você deixa o creme em uma tigela separada e quer comer o roll depois, você pode esquentar o por 40 segundos no microondas, cobrir com o creme e comer. 

    A receita é demorada e de certa forma trabalhosa, mas vale a pena. Fica bem semelhante ao que é servido na loja Cinnabon. Eu gostei bastante.

    O tempo de forno pode variar, então é bom ficar de olho.

    Espero que gostem e se fizer, me falem depois o que acharam.






    4 comentários. :

    1. Gi do céu...como fazer dieta deste jeito?!
      Adorei a receita! Também sou doida por este doce e quero fazer aqui também.
      Adorei sua visita ao blog e saber do projeto de vocês para ajudar o orfanato! Espero que o bazar seja um sucesso!
      Parabéns pela bebê:)
      Bjks mil

      ResponderExcluir
    2. Oi Claudia,
      essa receita é divida, vale muito a pena. Eu amo e se tivesse pique faria todos os dias.
      Beijos

      ResponderExcluir
    3. Esses doces aqueles que vendiam em uma loja chamada ciambella?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Lourdes tudo bem ? Eu não conheço essa loja que você citou. A que eu conhecia chamava-se Cinnabon, uma franquia da loja americana. Hoje eu sei que vende no Starbucks, mas não é igual e vende em algumas cafeterias tbm. Beijos

        Excluir

    top navigation